Blackbird – Marina Garcia

Buenas viventes! Estou aqui novamente pra falar de música e cor!

Hoje vou falar a respeito de uma música dos Beatles (banda que sou apaixonada desde criança já que meu pai, músico também, tocava pra mim no violão enquanto eu estava no berço.. bons tempos..).

“Blackbird” foi composta por Paul McCartney e gravada por ele em 11 de junho de 1968 no Abbey Road Studios. Ela foi lançada no álbum “The Beatles” ou, como é mais conhecido, “Álbum Branco”, que eu recomendo muito! Esse disco tem sonzeiras como “Back in the U.S.S.R.”, “While My Guitar Gently Weeps”, “Why Don’t We Do It in the Road?”, “Helter Skelter”.. Enfim, o disco é uma patada! Eu recomendo muito!

Para compor as linhas de guitarra, Paul se baseou no “Bourrée em Mi menor” de Bach. Ele tentou aprender violão clássico quando mais jovem, veio daí essa linha mais erudita.

Blackbird (melro-preto) é um pássaro (inclusive pode-se ouvir o canto do mesmo no final da música), mas foi usado como metáfora por McCartney para homenagear e encorajar as mulheres negras americanas que sofriam com os conflitos raciais nos Estados Unidos que aconteciam nessa época.

Uma curiosidade dessa gravação, é que o Paul pediu que colocassem um microfone no assoalho do estúdio para captar as batidas folks, que ele fazia com os pés enquanto gravava. Dá pra ouvir bem isso na gravação oficial da música, mas eu deixei esse primeiro link com um registro de uma das gravações que foram descartadas (até porque ele erra, e para, e conversa.. rs..) que mostra bem o detalhe dos pés batendo no assoalho e o microfone junto ao chão captando tudo. É bacana pra ver toda a “energia” do momento.. É, eu sou uma romântica!

O segundo link é com a gravação que foi lançada oficialmente, e o terceiro é o cover feito por Crosby, Stills and Nash, que eu acho particularmente, a versão mais bonita, depois da original.

Até a próxima postagem! Fiquem com os mestres!

“I had in mind a black woman, rather than a bird. Those were the days of the civil rights movement, which all of us cared passionately about, so this was really a song from me to a black woman, experiencing these problems in the States: ‘Let me encourage you to keep trying, to keep your faith, there is hope.” – Paul McCartney

Marina

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: