Homem de Ferro 3 não é dirigido por Gus Van Sant

Bom dia! Hoje eu queria falar sobre Homem de Ferro 3, que assisti com meu irmão e mais dois amigos dele na quinta-feira da semana passada.

Vai ser bem simples, vou falar do filme sem dar spoilers primeiramente. Depois da imagem ANIMAL desenhada pelo Jock, vou falar abertamente do filme, e quem ainda não viu, pode ler por sua conta e risco:

Vou começar dizendo que o filme me divertiu! Muitos já devem ter ouvido muitas reclamações, e realmente, como a vida, o filme não é perfeito, mas não achei tão ruim quanto os haters estão pintando.

Não sei o que acontece com os leitores quando vão ver um filme baseado em livro ou quadrinhos. Em 70% dos casos, eles SEMPRE vão achar o filme um lixo… se é assim, aconselho nem perderem seu tempo e dinheiro indo ver o filme. Como toda a mídia que muda de plataforma, adaptações são necessárias, e o roteirista tem a liberdade de fazer o que quiser com os personagens, inclusive transformá-los em algo totalmente diferente do que o público já leu nos quadrinhos. Porque, sério, se for pra fazer uma réplica idêntica em movimento dos quadrinhos, melhor não fazer filme nenhum, não é mesmo Frank Miller?

Claro, existem idéias boas e idéias ruins. Quem não gostou da surpresa do filme, vai continuar não gostando, e quem não se importou vai continuar sem se importar. Só acho que é muito radical dizer que O FILME TODO É UM LIXO só por causa de UM detalhe. Convenhamos, galera, é um filme bolckbuster, popcorn, não um filme cabeça que precisa ter todos os pés cravados no chão.

Pra quem não viu, fica aqui minha opinião: gostei muito, me diverti, ri bastante. Achei o final um pouco corrido e com umas resoluções de problema meio rápidas e “fáceis”, porém isso não estragou o filme pra mim. Se você é daqueles que está esperando fidelidade aos quadrinhos, aconselho não ver. E fique até o final dos créditos, a cena extra não é reveladora, mas é engraçadinha 😀

AGORA OS SPOILERS!!

Art by Jock

Art by Jock

Então… o que acontece aqui, pra quem não viu o filme, vou falar abertamente sobre o final e o lance todo que o pessoal está reclamando sobre o Mandarin.

Pra quem está lendo sem ter visto o filme vale a explicação que, no meio do filme, descobre-se que a figura toda do Mandarin, interpretado de maneira fantástica pelo Ben Kingsley, é FALSA. Na verdade trata-se de um ator bundão que interpreta o Mandarin a mando do Aldrich Killian (que o Guy Pearce MATA A PAU interpretando). Sim, é um tanto brochante ver a figura imponente do Mandarin ruir na nossa frente quando descobrimos que ele não passa de um atorzinho inglês dorgadito, mas tá… até que é engraçadinho. É um desperdício de atuação, mas aceitei. Pois até que gostei da idéia de mostrar toda a questão do terrorismo como uma farsa criada por pessoas do próprio território norte-americano. Dá pra perceber que o pessoal se baseou em teorias da conspiração reais pra fazer isso, e até achei legal.

E tem uma outra questão: Na batalha final entre Tony Stark e Aldrich Killian, o personagem do Guy Pearce fala com todas as letras “EU SOU O MANDARIN”, dois vilões em um, no meu ponto de vista. Assim como o mestre do Bruce Wayne também era o Has Al Ghul no filme do Batman.

O que me incomodou foi toda a questão da Pepper Potts.

Aldrich Killian se revela o vilão principal do filme assim que descobrimos a farsa do Mandarin. Ele tem uma empresa (e mooooooiitooosss capangas) que desenvolveu um soro que regenera deficiências físicas das pessoas, mas a um preço. Elas acabam ficando meio superpoderosas e, se perdem o temperamento, explodem feito bomba (não é bem isso, mas é mais ou menos isso, estou sendo simplista). Ao final do filme, a Pepper é sequestrada e injetada com o soro, se transformando também em uma superpoderosa cuspidora de fogo. Inclusive, ~ adquire imediatamente conhecimentos de luta ~ e acaba por matar Killian ELA MESMA! SIM, MENINAS!! PEPPER POTTS QUE MATA O VILÃO E SALVA O TONY STARK. Não posso negar que gostei MUITO dessa parte. Menina indefesa é o C@$@/&!!!

Essa parte, apesar de seus furinhos, achei legal. O problema é a resolução disso. A Pepper se tornou uma PODEROSA! Só que, depois que o filme acaba, só ouvimos o Tony Stark narrando o final e só diz “curamos a Pepper” e pronto! Acabou! Poxa! Que fácil, hein? Ia ter achado mais interessante se ela ficasse super pra sempre e o Tony tivesse de ficar cuidando pra não tirar ela do sério o tempo todo, haha

Mas enfim, apesar dos pesares, eu curti o final. Foi uma conclusão divertida pro personagem. Espero que ele apareça mais vezes, apesar de eu desconfiar que agora o Tony só vai controlar a armadura remotamente, até mesmo nos Vingadores 2.

Deixem sua opinião sobre o filme na pesquizinha aqui embaixo. Não vou usar o resultado pra nenhum trabalho científico, mas como o wordpress inventou esse brinquedo, porque não usar 😀

Beijos!

Cris

Advertisements

2 thoughts

  1. Compartilho da mesma ideia que você Cris. Criticam sem interpretar o filme. No final entendi que o Aldrich Killian era o Mandarim desde sempre, afinal, os sequestradores do Tony no primeiro filme eram “Os Dez Anéis” mesma facção terrorista que O Mandarim comanda neste filme. Logo podemos deduzir que Aldrich Killian e Obadaia Stane tinham alguma relação em Homem De Ferro 1.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: